Saiba tudo sobre a Austrália parte 1: The Bondi to Coogee Coastal Walk

Fala galera! Aqui quem vós fala é o Juninho, e eu tive o prazer de morar durante 6 meses em um dos melhores países do mundo, depois do Brasil é claro, a Austrália. Vou começar a postar algumas dicas sobre esse país aqui no blog, esse é só o primeiro. Morei esse tempo em Sydney, a maior cidade do país, onde eu pude me sentir em casa e muito bem assessorado pela Egali, pois, a cidade é muito parecida com o meu Rio de Janeiro, afinal misturar trilhas, montanhas e praias com o urbano, não são todas as cidades do mundo que conseguem nos promover. Mas hoje, não vou falar da cidade como um todo, gostaria de mostrar para vocês uma das trilhas mais famosas e bonitas, que todos devem fazer ao chegarem na cidade. Essa é a Bondi to Coogee Coastal Walk, é o ponto de entrada para quem quer conhecer o belíssimo litoral australiano. Essa trilha, como o nome diz, liga os bairros de Bondi e Coogee ambos no litoral leste de Sydney, que é uma região muito turística da cidade.

Como chegar:

 

O melhor é ir de transporte público, até porque você vai iniciar em um bairro e voltar por outro. Se for para Coogee ou para Bondi, existe a opção de ônibus que deixam direto na praia e voltam também. Para bondi ainda existe a opção de ir de metrô até a Bondi Junction e de lá pegar um ônibus ou ir andando até a praia, o que leva uns 10 minutos.

 

 

A Caminhada

 

A trilha pode ser iníciada tanto por Coogee, quanto por Bondi, eu tive tempo suficiente para fazer pelos dois lados, e não faz muita diferença, o que é interessante de se iniciar por Coogee é o fato de terminar em Bondi e poder depois conhecer o bairro mais famoso da cidade, com várias opções de lugares para comer. Durante o percurso o que realmente importa é o que será visto. Os dois bairros possuem as praias mais famosas da cidade, Bondi inclusive é uma das praias mais famosas de toda a Austrália. O caminho todo possui 6km, mas a caminhada é bem leve, com alguns pontos de súbida com escadas. Está toda inserida no perimetro urbano e você passará por 5 bairros: Coogee, Clovelly, Bronte, Tamarama e Bondi. A média de duração é de 2 horas para fazer todo o caminho, mas também pode ser feito por etapas, visto que você consegue começar e parar a trilha em cada um desses bairros, que são de fácil acesso através de ônibus.

 

Pontos de Interesse

 

As praias são os principais pontos de interesse, esses bairros que você passará são os mais próximos do centro da cidade e possuem bélissimas praias, algumas pequenas como Clovelly, outras mais movimentadas como Tamarama. Outro ponto interessante próximo de Coogee é Gordon’s Bay, um lugar calmo e muito famoso para prática de mergulho e Stand Up Paddle. Por toda a costa você também encontrará piscinas públicas de água natural, se não quiser cair no mar, como na foto acima. Porém, o que mais impressiona nesse caminho são as vistas que terá ao longo de todo o percurso. Tanto as enseadas das praias, quanto o litoral rochoso australiano promovem lindos visuais. E talvez a maior curiosidade que será encontrada pela trilha é o Waverley Cemetery (foto abaixo), isso mesmo, tem um cemitério no meio da trilha na encosta, que fica de frente para o mar, onde estão enterrados diversas personalidades australianas famosas. Aparentemente, lá eles gostam de passar a eternidade com grandes visuais e perto do mar, mas quem não gostaria né?

 

Definitivamente, se você vai a Sydney, essa caminhada é obrigatória!

Para ir a Austrália, tire suas dúvidas no site do Governo!

Nos vemos por ai…